O monitoramento da ocorrência de chuvas intensas em grande parte do País, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste, e do risco de desastres nas cidades brasileiras segue sendo prioridade para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) foram mobilizadas e serão enviadas, nesta quarta-feira (15), para prestar apoio ao município de Ipatinga (MG), Vitória (ES) e cidades do sul da Bahia. Até o momento, oito técnicos estão confirmados na missão e outros estão sendo escalados. As equipes vão ajudar os municípios com as solicitações de reconhecimento federal de situação de emergência, elaboração dos planos de trabalho e outras demandas.
Nesta terça-feira (14), técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) também emitiram um relatório com informações atualizadas sobre a situação em alguns estados e realizaram uma reunião de preparação com defesas civis estaduais e municipais do Nordeste. A divulgação do relatório ocorre diariamente em períodos críticos, incluindo informações sobre riscos geológicos e hidrológicos. Além disso, atualmente, o Cenad opera em nível laranja (alerta), com técnicos de plantão 24 horas para acompanhar os cenários mais preocupantes. De acordo com o documento divulgado nesta terça, até o momento, foram registradas 25 mortes em Minas Gerais e 14 em São Paulo por causa das chuvas. Na divisa do Tocantins com o Maranhão, foram registradas mais 14 mortes e, em Sergipe, três, todas após colapso de edificações.
Chuva no Nordeste
Com a participação de representantes das defesas civis dos estados e municípios do Nordeste e, também, de agências federais, como Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Defesa Civil Nacional promoveu uma reunião de preparação para as chuvas na região.
“O objetivo da reunião foi trazer atualizações sobre a previsão de mais chuvas para esta quarta-feira no Nordeste, para que defesas civis de estados e municípios mantenham-se preparadas”, afirmou o Coordenador-Substituto de Monitoramento de Eventos Adversos, Rodrigo Souto. De acordo com especialistas do Inmet, a previsão de chuvas intensas continua até, pelo menos, a manhã desta quarta-feira (15) em grande parte do País. Confira o aviso laranja: https://alertas2.inmet.gov.br/49550
Apoio ao Espírito Santo
Diante das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no início de janeiro, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se reuniu, também nesta terça, com prefeitos do estado. O encontro, em Brasília, teve como objetivo orientar os municípios sobre o processo de reconhecimento federal de situação de emergência e, consequentemente, solicitação de recursos para ações de defesa civil. Na ocasião, os prefeitos ressaltaram a necessidade de ações de restabelecimento e a preocupação com o início do ano letivo, tendo em vista a obstrução de vias públicas por causa das chuvas.
A partir desta quarta-feira (15), técnicos da Defesa Civil Nacional vão se reunir, em Vitória (ES), com representantes dos municípios afetados e membros das coordenadorias estaduais e municipais de proteção e defesa civil. O foco é auxiliar no levantamento dos danos, solicitação de reconhecimento federal e elaboração dos planos de trabalho.
Participaram da reunião o deputado federal, Gilson Daniel (PODE/ES) e os prefeitos de Rio Bananal, Bruno Pella; de Dores do Rio Preto, Thiago Pessoti; de Bom Jesus do Norte, Toninho Galhano; de Alto Rio Novo, Alexandre de Melo Valim, e de São Domingos do Norte, Ana Izabel Malacarne, além do vice-prefeito de Irupi, Abercilio Machado.
Nessa segunda-feira (13), o ministro Waldez Góes também manteve a Defesa Civil Nacional mobilizada para apoiar estados brasileiros afetados pela chuva.