Contas estão com desconto em janeiro Crédito: Shutterstock
Férias escolares, viagens, compra de materiais escolares e gastos remanescentes das comemorações de fim de ano. Essas são apenas algumas das despesas que fazem com que o orçamento de grande parte dos brasileiros fique apertado em janeiro. Aliado a esses compromissos financeiros, estão também o pagamento de impostos, licenças e mensalidades, já velhos conhecidos no início do ano. O que nem todos sabem é que quem quer ter a chance de aliviar o bolso ou até mesmo fugir do vermelho nesse período ainda tem tempo. Isso porque, pagar contas antecipadamente pode gerar economia de até 15%.
“Algumas contas podem gerar economia porque têm descontos à vista, como impostos, pagamento de associação de sindicato e conselhos de classe. Em casos bem específicos, é possível conseguir descontos em mensalidades escolares pagas de uma vez só. O percentual desses descontos varia muito de classe para classe, indo de 7% a 15%”, destaca o consultor financeiro Raphael Carneiro.
Quais são os descontos em impostos e licenças?
Na Bahia, o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser quitado com 15% de desconto até o dia 7 de fevereiro. Quem pagar a cota única do imposto garante a redução na taxa. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), há também desconto de 8% para quem deixar para fazer a quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo.
Os descontos especiais e as condições atrativas de parcelamento, segundo o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem, “integram a estratégia do governo baiano para facilitar ao máximo o pagamento pelos contribuintes, que podem optar pela melhor maneira de quitar o imposto”, frisa.
Já o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Salvador, ao ser pago através de cota única, gera economia de 7% para o proprietário. O imposto já pode ser pago. O prazo final é entre o dia 1º e 28 de fevereiro, conforme escolha do pagador. Neste ano, houve aumento 4,87% – valor igual à acumulada dos últimos meses, logo, sem aumento real – e ampliação da faixa de isenção por valor venal do imóvel, que passará de R$ 131.917,16 para R$ 138.341,53.
A taxa de licenciamento – documento que certifica a autorização de um veículo em transitar nas ruas do país e que precisa de renovação anual –, por sua vez, pode ser quitada junto ao IPVA. O pagamento em cota única dá desconto de 15% até o dia 7 de fevereiro. Tanto o IPVA quanto o licenciamento podem ser quitados juntos por meio site da Secretaria da Fazenda do Estado.