O secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, autorizou a liberação de recursos iniciais da ordem de R$3 milhões para a pavimentação asfáltica dos 17 quilômetros da estrada que liga a BA-131, na altura da localidade de Itapicuru, ao distrito de Carnaíba, no município de Pindobaçu. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24) aos deputados Carlos Brasileiro (estadual) e Josias Gomes (federal) e ao prefeito Marlos André, durante audiência na Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A liberação dos recursos será feita pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) por se tratar de uma região com atividade mineral, tendo como fonte os royalties de mineração. O Derba, que é um órgão da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), será responsável pela obra, e a expectativa é que o edital para licitação seja publicado no próximo mês de abril.
"Trata-se de uma importante vitória para os moradores de toda a região da Carnaíba. É uma luta do nosso mandato que finalmente será concretizada e vai beneficiar Pindobaçu e toda a região do Piemonte Norte do Itapicuru, além das mais de três mil pessoas que visitam a Carnaíba, principalmente em função da mineração", destacou Brasileiro. Ele lembrou que, além da mineração, um grande projeto de energia eólica será implantado nesta região, especificamente na área da localidade de Delfino, em Campo Formoso, mas com proximidade da Carnaíba. "A estrada vai garantir a confirmação do empreendimento", declarou.
O prefeito Marlos André, que também tem lutado pela obra, comemorou a conquista para o município de Pindobaçu, que garantirá a melhoria do fluxo na estrada, visando facilitar não apenas o escoamento da produção mineral e agrícola, mas também garantir a fluidez do tráfego dos veículos e promover o acesso da população aos serviços mais complexos, sobretudo na área da saúde. A região do distrito de Carnaíba continua sendo um importante polo de mineração do estado, onde vivem mais de 10 mil habitantes. Trata-se de uma das principais regiões do país para a produção de esmeraldas, cujo garimpo existe há cerca de 50 anos e contribui de forma direta para a economia de toda a região do Piemonte Norte do Itapicuru.
O deputado Josias Gomes destacou que o Governo do Estado promoverá, com a pavimentação da estrada, desenvolvimento econômico e social, garantindo um transporte mais digno para todos que utilizam a estrada.