Estudantes da rede estadual de Casa Nova protestam pela suspensão do transporte escolar - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Estudantes da rede estadual de Casa Nova protestam pela suspensão do transporte escolar

15 de ago. de 2014

Na tarde desta sexta-feira (15), cerca de 150 estudantes da rede estadual de ensino de Casa Nova, região norte da Bahia, protestaram em frente a Prefeitura Municipal, pela suspensão da verba do transporte escolar, que beneficia aqueles que moram nos distritos de Casa Nova. Os estudantes foram até a sede da prefeitura na tentativa de falar com o prefeito Wilson Cota (PMDB), e tentar resolver o impasse que já dura mais de quatro meses.
Segundo o vereador Vanderlin da Silva Carvalho (PCdoB), Os motoristas estão há mais de quatro meses sem receber os salários e resolveram parar as atividades, prejudicando os alunos do ensino fundamental e do ensino médio. “O prefeito tem quatro meses que não paga o transporte escolar. Nos povoados de Ouricuri e Lagoa do Alegre os ônibus já pararam. São ônibus que atendem as localidades do município, e eles estão sem frequentar a escola. O prefeito prometeu na campanha que pagaria o valor total dos ônibus “, disse, o vereador.
O vereador informou ainda que os ônibus que transportam os alunos do ensino superior para as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), também estão parados por falta de repasse da verba. “Os alunos do município que frequentam as faculdades em Juazeiro e Petrolina tinham um acordo com a Prefeitura, o custo era dividido, eles pagavam metade do valor do transporte e a Prefeitura arcava com a outra metade. Só que agora a Prefeitura está sem pagar esse ônibus também e os alunos estão em dificuldade”.
A secretária de Educação de Casa Nova, Raimunda Nonato Costa Silva (Avina Costa) informou, por telefone, que foi realizado esta semana uma reunião com o dono da empresa de transporte, que presta serviço terceirizado ao município, e acordado que no mês de setembro será pago uma parte do valor. A secretária disse ainda que foi pega de surpresa pela manifestação de estudantes, poi não foi procurada pelos manifestantes para dialogar sobre o problema.
“O prefeito está empenhado em resolver o problema. Esses alunos são da rede estadual, e não temos recurso. Ainda não teve repasse do governo do Estado. O prefeito foi à Salvador para resolver esse problema, e garantiram que terá um repasse na primeira quinzena de setembro, mas o valor que será repassado não cobre o valor devido. Desde o início, o prefeito disponibilizou ônibus para todos os estudantes, são 107 veículos que realizam esse transporte. O custo é muito alto e a Secretaria de Educação não tem autonomia financeira. Fizemos uma reunião com o dono da empresa de transposte, e o prazo para realizar o pagamento é até a primeira quinzena de setembro. Os alunos não procuraram a Secretaria. Estou pronta para atender uma comissão", informou.
Fotos: Jander Ferreira

Da Redação, Itamara Costa