Com a mudança, os consumidores saberão mensalmente se a próxima fatura virá mais cara ou mais barata que no mês corrente.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na última terça-feira (30), uma medida que possibilita o reajuste mensal das contas pagas pelos consumidores.
Seria esta a aplicação das bandeiras tarifárias nas contas de energia a partir de janeiro de 2015, que estabelece sinalizações ao consumidor se o custo da eletricidade estará maior ou menor no mês seguinte por conta das condições de geração de energia no país.
Em resumo, elas fazem um alerta se os consumidores irão ter acréscimo ou não as suas contas. Com isso, o custo da energia mais cara será repassado mensalmente para os consumidores.
As três bandeiras seriam: a verde – que não indica reajuste em relação ao mês anterior, a amarela – reajuste de R$ 1,50 a cada 100 kWh, e vermelha – aumento de R$ 3 a cada 100 kWh. A Companha de eletricidade do Estado da Bahia afirmou que vai usará as bandeiras de forma automática e que não calculou o impacto produzido pela medida.