As entrevistas de empregos costumam amedrontar boa parte dos trabalhadores que buscam uma oportunidade para entrar ou voltar ao mercado.
Os principais problemas que eliminam candidatos em uma seleção de emprego estão relacionados com a parte comportamental, conforme explica a psicóloga do SineBahia, Tacianne Rios, em conversa com oVarela Notícias. Ou seja, os profissionais precisam ter cuidados ao se comportar à frente de um recrutador.
Por exemplo, demonstrar timidez ou muita intimidade com o agente de seleção está entre os itens que desaprovam pessoas. “O celular é um grande problema atualmente nas seleções para uma vaga. Recomendamos que desliguem o aparelho ao entrar na sala, mas as pessoas usam o telefone durante entrevista e prova”, sinaliza a especialista sobre outro erro. (Confira todas as dicas no infográfico abaixo)
Dentro da seleção o “bicho papão” sem dúvidas são as provas e, segundo Rios, a língua portuguesa é o inimigo dos candidatos, muito em função da utilização das redes sociais. “Os trabalhadores têm diminuído as palavras e frases, além de terem aumentado a informalidade na escrita”, disse.
A recrutadora alerta sobre os clichês nas respostas de “qualidades” e “características a melhorar”, que normalmente são utilizados “ansiedade” e “perfeccionismo”. “O candidato deve se questionar e tentar se conhecer sobre isso ou, até mesmo, pergunta para um colega. Ser verdadeiro na resposta”, afirma.
FLUÊNCIA VERBAL
Com certeza se você esteve procurando vaga nos últimos tempos deve ter encontrado a exigência de um requisito chamada “Fluência Verbal”, mas você sabe o que significa? Cerca de 73% de reprovados em uma seleção são motivados pela falta deste requisito, que diz respeito a dicção e vocalização correta das palavras.
Durante dinâmicas de entrevistas para um emprego, os candidatos são obrigados a ler frases com palavras que mais são utilizadas na área e complicadas para a maioria das pessoas. Portanto, o recomendável é treinar a leitura antes de sair de casa.
CUIDADOS NA CRIAÇÃO DO CURRÍCULO
“Nem sempre ele é exigido pela vaga, mas é bom sempre tê-los em mão.” Portanto, mãos às obras e crie seu currículo, mas atenção em alguns pontos. A psicóloga do SineBahia revela que os profissionais tem errado com frequência a montagem das referências profissionais, que devem conter apenas o nome da empresa, cargo, datas de admissão e saída.
Os candidatos devem colocar fotos somente quando solicitado pelas empresas e não incluir número de documentos pessoais. “Não sabemos o que vai ser feito com o papel depois de ser analisado, por isso cuidado ao expor um dado muito pessoal”, diz Rios.
Ainda tem dúvida em como se dar bem em uma seleção de emprego? O VN apresenta os principais pontos que os candidatos devem ter cuidado!
VEJA: