APLED – ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DA REGIÃO DE PILAR-JAGUARARI - PROMOVE PALESTRA SOBRE CULTIVO DE PALMA - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

APLED – ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DA REGIÃO DE PILAR-JAGUARARI - PROMOVE PALESTRA SOBRE CULTIVO DE PALMA

13 de jul. de 2015

        O principal objetivo da APLED é criar oportunidades de crescimento da cadeia produtiva da caprino-ovinocultura na região, por isso, já realiza anualmente o Encontro de criadores na Fazenda Flores, município de Jaguarari. Cumprindo seu programa de buscar melhorias para os produtores através da facilitação ao acesso à informação, realizou neste fim de semana, uma palestra sobre o cultivo da palma forrageira, uma das principais alternativas de produção de alimento para os rebanhos, pela sua capacidade de produção, resistência às estiagens e baixo custo de implantação. A palestra realizada pela APLED,  contou com a presença da Secretaria de Agricultura de Jaguarari, através da sua equipe técnica e do Secretário José de Souza.  Também esteve presente no evento o representante da Câmara de Vereadores, o Vereador e produtor, Paulinho Morgado.
A palestra foi conduzida pelo  Médico Veterinário Rafael Sene que é pesquisador da cultura da palma e que vem desenvolvendo no Nordeste a difusão da variedade da palma Orelha de Elefante Mexicana, que tem como características, a resistência da praga cochonilia do carmim, inseto que suga a seiva e causa a morte da planta, além de ter maior capacidade de produção e em menor tempo que as variedades já existentes na região. O projeto apresentado por Rafael na sua apresentação, sugere que cada pequeno produtor implante uma pequena área de palma com 1.200m2, onde serão plantadas 3.000 mudas e terá a capacidade de produzir até 100 toneladas de forragem por ano com irrigação realizada a cada 15 dias.
Para o presidente da APLED, José Guimarães, popular Zezinho das Flores, “a palma tem sido motivo de pesquisa e discussão em todo Semiárido, como a grande alternativa de garantia de produção de leite e carne na região e Jaguarari, não pode ficar de fora, pois, temos um município que tem a pecuária como sua principal atividade econômica. A palma é o “capim” do Semiárido e a nossa garantia de alimento seguro para nossos rebanhos. Sem alimento para os animais não se produz, portanto, as instituições precisam difundir cada vez mais, formas de garantir a viabilidade da nossa economia no campo que dar sustentação para a economia  da cidade”, afirma Zezinho.


  Informações APLED.