A capacitção foi ministrada pelo coordenador de endemias no município, Emanoel José, o qual orientou os Agentes de Saúde como proceder nas visitas periódicas e sobre a grande importância do trabalho que elas passarão a executar. As visitas serão realizadas conforme definição do Plano Municipal de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Izabela Priscilla, os Agentes Comunitários de Saúde têm um papel de suma importância nas ações que passarão a ser desencadeadas daqui para frente. O objetivo é reduzir os índices e riscos de transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, enfatizando sempre sobre todos os possíveis criadouros do mosquito existentes dentro e fora das residências e em outros locais que precisarão ser vistoriados, como estabelecimentos comerciais, hospitais, escolas e creches.
Durante as visitas, os Agentes Comunitários de Saúde prestarão orientações de prevenção aos moradores e farão o recolhimento de pequenos recipientes descartáveis que podem servir de criadouros ao mosquito, como garrafas, pratinhos de plantas, pneus velhos, entre outros. Recipientes de difícil acesso, como calhas, lajes e caixas d'água serão identificados e os moradores devidamente orientados.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”