Um acidente envolvendo um ônibus escolar da prefeitura de Alcobaça e uma carreta de cor branca, placa policial OXD -1501, que estava carregada de eucalipto, deixou 25 estudantes feridos, na estrada que liga os municípios de Alcobaça e Caravelas, na BA-001, na região Sul da Bahia. Sete pessoas sofreram lesões mais fortes e foram socorridas para o Hospital Regional de Teixeira de Freitas (HRTF).
De acordo com a prefeitura de Alcobaça, o veículo era ocupado por 40 passageiros entre estudantes e professoras. A carreta teria invadido a contramão e, ao frear, o vagão atingiu a traseira do ônibus, levando-o a tombar. Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar prestaram os primeiros socorros.
Segundo informações do site O Povo News, entre os lesionados, quatro continuam internados na tarde desta sexta (4). Dois estariam em estado grave. O garoto de 11 anos identificado pelas iniciais V. N. teve uma suspeita de traumatismo craniano, mas segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Alcobaça, o trauma foi descartado na tarde de hoje. Ele está internado no Hospital Regional de Teixeira de Freitas (HRTF). Outra vítima grave é uma garota de 16 anos, de prenome Renata, que sofreu uma fratura exposta. Além dos alunos, uma professora sofreu uma fratura na bacia.
A reportagem do Bocão News entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Alcobaça e foi informada que ônibus estava em plenas condições de circulação, segurança e que o transporte possui cinto de segurança e todos os equipamentos de segurança estão em dia, além de freios e pneus em bom estado de conservação. Pelo site oficial, a prefeitura lamentou o acidente. Leia a nota na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Alcobaça informa que lamenta muito o acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (4/3) com o ônibus escolar da linha Taquari – Sede.
O veículo com 30 pessoas a bordo (28 alunos e 02 professoras) seguia do distrito do Taquari em direção à sede quando tombou ao tentar desviar de uma carreta de eucalipto da Júlio Simões – prestadora de serviços da Fibra Celulose – que teria quebrado o eixo e perdido o controle na estrada ao fazer uma curva.
Na tentativa de evitar uma batida frontal – o que seria uma tragédia maior – o motorista do ônibus escolar jogou o veículo para o acostamento, mas, infelizmente, acabou tombando.
A maioria dos ocupantes tiveram ferimentos leves e foram levadas para o Hospital São Bernardo.
No momento, todo efetivo da Secretaria de Saúde e da Prefeitura está concentrado no atendimento às crianças e os familiares.
O prefeito Bernardo Olívio se encontra nesse momento em Salvador, mas está em contato direto com sua equipe de governo, e determinou que toda sua equipe se concentre na atenção às crianças e familiares.
“Estou em contato direto com o secretário Benedito Borel e toda equipe da Secretaria de Saúde está empenhada nos atendimentos à essas crianças. Os atendimento no interior foram suspensos e os profissionais encaminhados para o hospital para ajudar. Graças a Deus o motorista do ônibus foi inteligente e conseguiu desviar o veículo evitando uma tragédia maior. Nesse momento, nossos sentimentos, nossas orações e toda nossa estrutura estão com essas crianças”, disse o prefeito.
Por Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews) | Fotos: Reprodução / O Povo News