Uma edição extra do "Diário Oficial da União" será divulgada ainda nesta quarta-feira (16) com as nomeações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a chefia da Casa Civil; e a de Jacques Wagner para a chefia de gabinete da Presidência.
Com isso, o ex-presidente ganha prerrogativa de foro e poderá passar a responder perante o Supremo Tribunal Federal (STF) as acusações contra ele na Operação Lava Jato.
Já o cargo de Wagner não é de ministro, e ele, assim, perde o foro privilegiado. Wagner, até aqui, não é investigado pela Operação Lava Jato.
Apesar de nomeado oficialmente, a posse do ex-presidente deve ocorrer somente na próxima segunda-feira (21). Depois, portanto, da manifestação pró-governo convocada para esta sexta-feira (18).
Há, ainda, a dúvida sobre a nomeação do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) para a Secretaria de Aviação Civil. Ele seria uma indicação do PMDB e depende, ainda, de uma combinação com o PMDB sobre o afastamento do governo.
Na última segunda (14), o governo já havia anunciado a indicação do procurador da República Eugênio Aragão para o comando do Ministério da Justiça. A posse dele está prevista para esta quinta (17).