Governo garante vinda de empresa chinesa à Bahia para construção do VLT
Por jose wilson monteiro - 11 de mar. de 2016Um das maiores empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, com mais de 13 mil quilômetros de ferrovia construídos, garantiu que vai enviar uma delegação à Bahia, visando viabilizar a implantação do VLT de Salvador. A decisão do CEO da China Tiesiju Civil Engineering (CTCE), Chuanlin Wang, foi tomada durante reunião com o governador Rui Costa na sede do grupo, na cidade de Hefei, nesta sexta-feira (11), último dia da Missão Oficial do Governo do Estado no país asiático.
Além do VLT, que vai ligar o Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio, contribuindo para desafogar o trânsito de toda capital, os técnicos do CTCE também vão aprofundar os estudos sobre os projetos de água e saneamento para Salvador. A seleção das ações aconteceu após apresentação de todas as obras de infraestrutura que o governador Rui Costa negociou com grupos chineses, ao longo dos últimos cinco dias.
Após firmar parceria com Governo do Estado para essas duas primeiras obras na Bahia, a CTCE poderá investir nos projetos da Ponte Salvador-Itaparica e na Fiol (Ferrovia Oeste-Leste). A informação também é do CEO da empresa, que destacou a segurança proporcionada pelo formato de Parceria Público-Privada (PPP) baiana. “Nós temos grande interesse em iniciar nossos investimentos no Brasil e sentimos segurança na modelagem proposta pelo governador. Nossa maior preocupação é com a segurança do negócio. A rentabilidade fica em segundo plano. Vamos buscar essas duas primeiras ações como teste para investir em projetos maiores na sequência, já com a experiência aprovada”, disse Wang.
Velocidade
Um dos diferenciais da empresa é a velocidade na realização de obras de mobilidade. Só em 2015, foram oito mil quilômetros de ferrovia construídos, afirmou o CEO do grupo chinês. A licitação do VLT sai ainda este ano e a expectativa, na avaliação do governador Rui Costa, é que o projeto seja executado em Salvador com mesmo ritmo que ela executa na China e em outros países onde já realiza investimentos. “A tecnologia da empresa impressionou nossa comitiva e faremos todos os esforços para garantir a parceria iniciada hoje”, afirmou Rui Costa, que assinou memorando
A previsão é que a delegação do CTCE chegue à Bahia em abril, após a empresa realizar primeira fase dos estudos necessários à participação nas licitações dos projetos apresentados pelo Governo do Estado. A assinatura do memorando entre o grupo estrangeiro e o governo baiano foi a primeira etapa do processo, garantiu o empresário. Na visita da delegação asiática, técnicos baianos vão apresentar aos chineses o Hospital do Subúrbio, o emissário submarino, o metrô e a Arena Fonte Nova, projetos executados por meio de PPP. “É uma maneira de comprovar o sucesso dessa modelagem de negócio e garantir a segurança que vocês querem para efetivar a parceria conosco”, disse Rui aos dirigentes do grupo.