No último sábado (23) o deputado estadual Zó (PCdoB) esteve reunido com os produtores da mineração Caraíba. Acompanhado do vereador Agnaldo Meira (PCdoB), de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, da Fetag Bahia e do representante da Associação Comunitária dos Agricultores do povoado de Santa Helena, Genivaldo Júnior, Zó conversou sobre a adutora.
Há algum tempo, os produtores que dependem da água fornecida pela Mineração Caraíba vem questionando o aumento da tarifa. Presente há 40 anos na região, a empresa, através da adutora, bombeia água do Rio São Francisco para a exploração de minérios. De toda a água captada, 30% é destinada pra a mineração, 50% é direcionada para os produtores e 20% abastece parte das cidades de Uauá, Curaçá, Juazeiro, Andorinha, Jaguarari e Monte Santo, esta última com carro pipa.
De acordo com Zó, que há algum tempo acompanha a situação, a criação do perímetro irrigado da adutora seria uma saída, assim, a taxa poderia ser cobrada de acordo com o consumo. “Em outras áreas do Vale do São Francisco isso já acontece e sai mais barato para a comunidade”, avaliou.
Outra medida apresentada seria a desapropriação da adutora pela CODEVASF, já que a empresa é pública. “Todas essas alternativas precisam ser debatidas e analisadas. O ideal é que possa beneficiar todos os produtores que dependem diretamente da água. Vamos fazer mais reuniões e juntos, comunidade, empresa e governo, achar uma saída”, finalizou o deputado.
--
Nina Dourado
Jornalista
DRT 4155/BA
Esp. em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias
Phone: 74 8847 7550