Grupos europeus apresentam projetos para investimentos na Bahia - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Grupos europeus apresentam projetos para investimentos na Bahia

31 de mai. de 2016

Dois grupos europeus apresentaram projetos de investimentos na Bahia em reunião com o governador Rui Costa e o secretário de Planejamento e vice-governador do Estado, João Leão, na tarde desta segunda-feira (30), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A empresa portuguesa Euroeste vai implantar um complexo agroindustrial no município de Barra, no oeste, e o grupo inglês Sono Internacional é responsável pela retomada do Parque Industrial da Cajuba, em Nova Soure, na região nordeste do estado. 


De acordo com o diretor-presidente da Euroeste, Pedro Garcia de Matos, o complexo agroindustrial será voltado ao plantio de grãos, fabricação de ração e abate de suínos. “Nós fomos convidados pelo Governo da Bahia para visitar o estado um tempo atrás para avaliar pontos interessantes de desenvolvimento aqui. Vimos na região de Barra uma zona bastante interessante e ainda por explorar. Nós vamos comercializar os suínos internamente na Bahia e mais tarde, em até três anos, exportar. Produziremos uma média de 100 mil suínos por ano”, explica. 

Segundo João Leão, o grupo acerta por investir na produção e no abate de animais em um mesmo local. “O objetivo é um crescimento para chegar à exportação. Eles têm o mercado. Nós temos algo peculiar, que é a comida. Na Europa, os porcos que eles criam em Portugal são alimentados com rações oriundas do oeste da Bahia. Eles levam daqui a soja, o farelo de soja e o milho. Em Barra, a soja e o milho serão plantados ao lado da criação de porcos. A carne daqui será altamente competitiva na Europa”. 

Produção de sucos 

Já o grupo Sono Internacional arrematou em leilão a indústria Cajuba e vai produzir sucos em Nova Soure a partir de outubro. “Nós fizemos a aquisição da unidade da Cajuba para reativá-la e vamos voltar a produzir e exportar suco. O foco da produção são os cítricos, aproveitando a produção de limão e laranja da região, e as frutas tropicais. Devemos gerar até 150 empregos diretos”, afirma o CEO da Sono Internacional, Luiz Arena. 

João Leão destaca que “a vinda da empresa inglesa vai movimentar a economia da região de Nova Soure, principalmente os pequenos e médios produtores. Na cadeia produtiva, mais de 5 mil pessoas vão estar envolvidas na plantação e colheita de frutas para abastecer a unidade. Também temos naquela região uma produção significativa de cajus que podem ser aproveitados”.


Fotos: Mateus Pereira/GOVBA





....................................................................................................
Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Endereço e mapa: http://goo.gl/UY4sw


Telefone: (71) 3115-9425