Durante o 53° Encontro da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND), nesta quinta-feira (16), foi discutida a implantação do modelo de placa veicular padrão Mercosul, que passa a valer no Brasil a partir de 1° de janeiro do próximo ano. O novo modelo terá quatro letras e três números, permitindo mais combinações. Para dificultar a falsificação, a placa terá marcas d'água com o nome do país e do Mercosul, película especial e código de barras para armazenar informações do fabricante, do veículo e condutor.
O Detran-BA participou das discussões que definiram as características da nova placa brasileira, como o uso do brasão dos municípios e dos estados e o lacre. "Defendemos itens que garantem receita aos entes da Federação. Na Bahia, daremos início ao cadastramento dos fabricantes de placas, no segundo semestre. Vamos alimentar o código de barras com o maior número possível de informações, para evitar a clonagem de veículos", explicou Lúcio Gomes.
No encerramento do evento, nesta quinta-feira (16), ficou decidido que o 2° Congresso Brasileiro dos Detrans será realizado em Salvador, em março de 2017.
Presente no encontro, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Lúcio Gomes, comemorou. "Será uma grande oportunidade de reunir especialistas e autoridades do trânsito de todo o país em nosso estado. Vamos trocar experiências e mostrar o que o Detran baiano tem feito para melhorar a segurança nas vias e facilitar a vida do condutor".