A Secretaria de Saúde de Jaguarari vem realizando desde o dia 4 de janeiro uma série de vistorias nos PSF’s em todo o município. O objetivo é fazer um levantamento de toda a estrutura, da forma como foi deixada pela gestão anterior, para então, reparar os danos, reorganizar os espaços e possibilitar o melhor atendimento à população.
Um grupo formado por profissionais de diversos setores da secretaria como o de Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica, Assistência Farmacêutica e Sistema de Informação, juntamente com a Secretaria de Obras, esteve em Pilar nesta segunda-feira (11) e encontrou muita desorganização e sujeira nas unidades que, assim como todas as outras do município, estavam fechadas desde o início de dezembro do ano passado.
De acordo com a secretária municipal, Raquel Bonfim, o panorama não é dos melhores nos postos visitados. “Encontramos as unidades bem machucadas, me permita usar esse termo, precisando de alguns reparos, de limpeza, de um cuidado especial. Encontramos muitos danos e vamos precisar, junto com a Secretaria de Obras, fazer todo esse trabalho de recuperação estrutural. Entre outras situações, vimos também muito lixo e muito material espalhado: fichas de pacientes nas mesas e resultados de exames na recepção, o que requer organização do pessoal”, diagnosticou, Raquel.
Mesmo diante dos danos constatados, a Saúde decidiu reabrir segunda-feira todos os PSF’s, possibilitando à população o atendimento médico e de enfermagem, como também, o acesso a medicamentos. “Abrimos por conta da necessidade das pessoas, mas ao longo dos dias vamos ver o que a gente consegue recuperar junto com a Secretaria de Obras”, afirmou a secretária.
As unidades já vistoriadas são: 1º Centro, Odilon Gonçalves, Flamengo, Pilar (1 e 2) e Santa Rosa de Lima. A expectativa é finalizar todas as visitas aos PSF’s nesta quarta-feira.
Assessoria de Comunicação Social