Magnitude preliminar indicada pela bola vermelha no mapa.
Nesta quarta-feira, dia 24 de julho, um tremor de terra foi registrado pelo LabSis/UFRN na região do distrito de Pilar, no município de Jaguarari/BA. O sismo ocorreu às 20h16 UTC (17h16, horário de Brasília), com magnitude preliminar calculada em 3.6 mR. Segundo relatos de moradores e trabalhadores de uma mina da região, o terremoto balançou casas, teve intensidade para destruir o forro do teto de algumas casas, além de ser possível escutar um forte estrondo.
O LabSis/UFRN ressalta a importância do monitoramento sismológico que vem sendo realizado na região há mais de um ano. Nesse período, apenas esse tremor superou a grandeza de 3.0 mR, se tornando o maior já registrado, mas outros sismos de menor magnitude já haviam sido detectados na região.
O último evento sísmico registrado no estado da Bahia foi no dia 24 de julho, na região do município de Jacobina, quando um tremor de magnitude aproximada em 1.6 mR abalou a região.
O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e em toda região Nordeste do país.
Obs . Nesse mesmo dia o laboratório já tinha registrado um outro tremor. Nesta quarta-feira, dia 24 de julho, um tremor de terra foi registrado pelo LabSis/UFRN na região do município de Jaconina/BA. O sismo ocorreu às 03h58 UTC (00h58, horário de Brasília), com magnitude preliminar calculada em 1.6 mR. Até o momento desta publicação, não há relatos de moradores da região que confirmem se foi possível sentir o sismo.
Fonte https://labsis.ufrn.br/noticias/60755386/tremor-e-registrado-no-estado-da-bahia-24-07-2024